terça-feira, 29 de outubro de 2013

Porco Bísaro: o concorrente nacional do ibérico

O jornal SOL, refere hoje, o Porco Bísaro como concorrente nacional do ibérico:

Chegou a estar quase em risco de extinção, mas vive uma fase de ressurgimento. Com menos gordura do que outros porcos, o bísaro, da região de Trás-os-Montes, proporciona enchidos excelentes e mais baratos do que os de porco preto ibérico.

O porco bísaro, apesar de ser das mais emblemáticas raças autóctones portuguesas, é muito pouco conhecido em Portugal. Completamente ultrapassado em notoriedade pelo porco preto, ibérico (alimentado apenas a bolota, no sudoeste da Península Ibérica) ou serrano (animais de origem céltica, nem sempre pretos, criados em zonas de maior altitude, tradicionalmente habituadas à cura de carne), não o é no entanto em prestígio, para quem o conhece.
Mas o porco preto beneficiou da maior agressividade promocional dos espanhóis, que também lhe deram longos e apreciados processos de cura (cerca de dois anos em média, com prensagem para a saída das gorduras).

A sua produção é limitada a zonas de Trás-os-Montes, Beiras e Estremadura. O mais conhecido é de Vinhais (vila do distrito de Bragança), onde está fixada a maior quantidade dos seus produtores, região que conseguiu fazer reconhecer pela Comissão Europeia, e regular, os produtos tradicionais do bísaro desta terra, desde o salpicão ao presunto.
A carne é mais magra e ossuda do que a dos outros porcos, e a alimentação à base de castanhas (e também de bolotas) torna a sua pouca gordura mais saudável, sem provocar colestrol (como, de resto, a dos melhores ibéricos).
quinta do bísaro
Quinta do Bísaro

O bísaro é geralmente malhado a branco e preto. De temperamento dócil, andar vagaroso e deselegante, caracteriza-se ainda pelo dorso convexo e grandes orelhas pendentes.
Embora dê ninhadas grandes (que podem atingir os 20 leitões), cresce muito lentamente. Por esta última razão, e também pela peste africana que atingiu os primos do Sul, quando se pôs de moda a agricultura intensiva, os produtores preferiram cruzamentos que lhes proporcionassem maior rapidez de negócios. Daí terem chegado a correr o risco de extinção.

As novas correntes gourmet, com o retomar de produções menos intensivas e mais cuidadas, felizmente de maior rentabilidade, e relativamente recentes (foi criada em 1994 a Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara), voltaram a pôr em evidência o bísaro, sobretudo em pequenas zonas de Trás-os-Montes e Beiras. E as tradições das populações mais isoladas do Norte de Portugal contribuíram para a sua manutenção com as mesmas características descritas no final do século XIX. Até já existe um Museu do Bísaro (www.museudobisaro.org), por enquanto apenas virtual.

As origens do bísaro são as do porco em geral. Surgiu na versão de javali, ou porco-montês, na África Central, provavelmente no primeiro período do Terciário. No Quaternário já se tinha espalhado por todo o continente africano e pela Europa. Já no século I, Plínio o Velho, na sua História Natural, afirmava as virtudes alimentares da carne de porco - que passou a figurar em todos os tratados de culinária, desde o famoso De Re Coquinaria, de Apicius, até aos nossos dias. Com excepção, naturalmente, dos livros da cozinha judaica e muçulmana - que por razões religiosas de definição de pureza o rejeitaram.

Leiam a notícia completa no jornal SOL

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

O maior evento gastronómico do país decorre de 25 de Outubro a 3 de Novembro na Casa do Campino de Santarém. A cozinha mediterrânica está no centro das atenções. E não faltam as tasquinhas.




É o 33.º Festival Nacional de Gastronomia e chama a Santarém todas as regiões gastronómicas do país. Este ano, o certame recupera os tradicionais almoços temáticos, ausentes na edição anterior. Na Casa do Campino estão representadas todas as regiões do país e, entre muitos petiscos e animação, há um espaço especial, o das Gastronomias Mediterrânicas.

Com o objectivo de promover a Dieta Mediterrânica - Património Mundial, o festival convida a visitar um espaço onde vão decorrer diversos eventos de cozinha ao vivo, provas e apresentações, tertúlias e aulas práticas (tanto para adultos como para crianças), além de um espaço para degustação de vinhos e produtos da terra. As estrelas do espaço são 14 chefes convidados, incluindo nomes como Vítor Matos (galardoado com uma estrela Michelin, Largo do Paço da Casa da Calçada), Margarida Cabaço (São Rosas), Igor Martinho, José Júlio Vintém (Tomba Lobos) ou André Magalhões (Taberna da Rua das Flores). De acordo com o comunicado da organização, a iniciativa pretende "valorizar a gastronomia, os produtos tradicionais, o vinho e a cultura mediterrânicas", com foco nos produtos portugueses.

Na zona das Cavalariças I, IV e exterior, estão as “tasquinhas”, ou seja, as representações dos restaurantes. Servem refeições nos horários de funcionamento do festival e participam no concurso de petisco e sopas (o menu inclui "à volta de 50 opções para paladares exigentes").
Quanto aos dias temáticos, a abertura, dia 25, é dedicada ao Alentejo e Ribatejo; o dia 26 pertence à região Centro; o dia 27 ao Algarve; o dia 1 a Lisboa; e o último dia, 2, é do Norte e Porto.
Além da gastronomia, há artesanato e um programa de animação que inclui fado, folclore, música clássica, actuações de dança desportiva e sevilhanas, bem como um dia dedicado à juventude.
O certame, espera a organização, deverá receber mais de 100 mil visitantes.

O fugasNotícias destaca na sua notícia, duas fotografias do stand da Bísaro - Salsicharia Tradicional em Santarém.

bisaro festival santarém


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Foire d'Automne 2013 - Paris

De 25 de Outubro  a 3 de Novembro decorre em Paris a feira "Foire d'automne".  A Bísaro - Salsicharia Tradicional estará presente neste evento, na capital francesa, dando a conhecer ao público francês os excelentes produtos de porco bísaro, por nós produzidos.

A feira realiza-se na Paris Expo - Porte de Versailles.

Mais informação sobre a localização aqui.


Contamos com a sua visita.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

Está quase aí o exponente máximo dos eventos gastronómicos em Portugal: O Festival Nacional de Gastronomia em SantarémDe 25 de Outubro a 3 de Novembro de 2013, na Casa do Campino em Santarém.

Como já é tradição há longos anos, a Bísaro - Salsicharia Tradicional, participará neste certame, com a sua tradicional tasquinha, onde poderá provar e adquirir os produtos por nós produzidos: Alheira, Chouriça, Salpicão, Presunto, Sandes de presunto, Butelo, entre outras iguarias tipicamente transmontanas.

Faça-nos uma visita, e venha-nos conhecer a Santarém.

festival nacional de gastronomia santarém

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Hamburguer de Alheira com Tempura de Beringela

Sabe como confeccionar de uma forma diferente a Alheira? Hoje deixamos-lhe uma receita de muito simples confecção:

Hamburguer de Alheira com Tempura de Beringela, uma receita apresentada na TVI, no programa Você na TV.

hamburguer de alheira

Experimente em sua casa, vai ver como é simples e saboroso.