sábado, 6 de julho de 2013

17.ª Feira de Artesanato da Maia


O artesanato é uma das facetas mais interessantes da ruralidade maiata. Ele respondeu às necessidades imediatas, comuns, do dia-a-dia, das populações, em tempos em que a indústria ainda não se tinha desenvolvido o suficiente para colocar os seus produtos nos meios rurais a preços acessíveis.
Como porém o homem cedo se preocupou em deixar uma marca estética no que lhe sai das mãos, depressa os produtos artesanais começaram a ganhar uma dimensão que transcende o simples utilitarismo e a ser testemunho simultaneamente de valores etnográficos ancestrais e da capacidade criativa do homem rural.


Hoje, apesar do declínio evidente da maioria das atividades artesanais, valorizaram-se muito os seus produtos, alguns dos quais alcançaram um verdadeiro estatuto de "must", como é o caso das nossas imagens de santos em madeira, mundialmente reconhecidas.
Atualmente, existe a consciência generalizada de que é necessário preservar este legado de gerações. È com esse espírito que temos vindo a desenvolver um longo e árduo trabalho em prol do artesanato da Maia, convictos de que é essencial fazer ainda mais e melhor, para que algumas destas artes não se venham a perder.

A realização de Feiras de Artesanato é, seguramente, um bom caminho e um contributo positivo quer para a defesa e valorização do artesanato e dos milhares de microempresas e produtores artesãos que se aplicam na sua manufatura como é um incentivo a que o artesanato regional e nacional encontrem também caminhos para a sua qualificação. Este é um dos setores onde o local e o regional podem travar o passo ao global descaraterizador e falsamente uniformizante, contribuindo para a criação de muitas pequenas empresas e muitos postos de trabalho. 

17.ª feira de Artesanato da Maia

Assim, pretendemos que durante a "17ª Feira de Artesanato da Maia" a realizar do dia 6 a 15 de julho de 2013, a Maia seja ponto de encontro de perto de duas centenas de artesãos de todas as regiões portuguesas e um forte contributo para a animação da cidade.
O evento do ano passado contou com 180 participantes e foi visitado por 211.598 pessoas. A presença maciça mostra a importância do acontecimento para as entidades ligadas ao artesanato. O certame propícia a troca de experiências e a possibilidade de mostrar e vender o trabalho desenvolvido ao longo do ano.
O programa de animação é intenso e privilegia a música tradicional portuguesa, todas as noites pelas 21.30h é possível assistir aos espetáculos musicais, destaque ainda para o dia da família e da criança que terão lugar nos dias 6 e 13 de julho (sábado), durante a tarde, com atividades para os mais pequenos, insufláveis, ateliers, póneis, atuações de teatro, música e dança. 

A novidade desta edição será o Espaço Kids que funcionará durante todo o evento no relvado do Parque Central, com um parque temático para os mais pequenos.

O certame estará patente ao público no Parque Central da Maia, de segunda a quinta das 18.00H às 24.00H, sextas 18.00H à 01.00H e aos sábados das 15.00H à 01.00H, domingos e feriado municipal (15 de julho) das 15.00H às 24.00H.

Como já é tradição, a Bísaro | Salsicharia Tradicional vai marcar presença neste certame. Venha fazer-nos uma visita e delicie-se com as iguarias transmontanas.
Mais informações sobre a feira em:



Sem comentários: