quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Portugal no guia Michelin 2014

Hoje damos-lhe conta de uma notícia do fugas (Público) sobre os restaurantes portugueses com estrelas Michelin para o ano 2014:
casa da calçada
Restaurante Casa da Calçada - Amarante | 1 estrela Michelin | cliente da Bísaro, ST

"O dia começou frio e chuvoso em Bilbau, mas a noite está a revelar-se pouco mais do que morna, atendendo às novidades que a edição 2014 do Guia Michelin trouxe para Portugal. As classificações acabam de ser anunciadas numa cerimónia que está a decorrer no Museu Guggenheim e o que se pode desde já concluir é que do "céu gastronómico" criado pela marca de pneus em 1926 caiu uma estrela portuguesa. Mas há também duas novas a brilhar na parca constelação lusa.

Quase a completar 20 anos com a classificação de uma estrela no influente Guia Michelin, o São Gabriel deixa de figurar na edição de 2014. As mudanças de proprietário e de chef no decurso deste ano poderão ter ditado este desfecho, uma vez que os inspectores apreciam muita a estabilidade dos restaurantes. Leonel Pereira que chegou ao restaurante em Março e que tem desenvolvido nos últimos anos um trabalho de qualidade reconhecido pelos meios gastronómico, acaba por sair penalizado devido a estas circunstâncias.

Nos antípodas deste cenário está Miguel Laffan, o chef que há dois anos e meio dirige a cozinha do hotel L'And Vineyards, inaugurado em Abril de 2011 nos arredores de Montemor-o-Novo. Com motivos para sorrir de novo está também a equipa do Eleven que, ao fim de três anos fora da lista, faz regressar a Lisboa a estrela perdida em 2010, elevando para três o número de restaurantes da capital que partilham a mesma classificação. As restantes distinções mantêm-se. Apesar da presença na cerimónia dos cozinheiros Dieter Koschina do Vila Joya e de Hans Neuner do Ocean, nenhum deles viu os restaurantes que chefiam no Algarve alcançar as muito cobiçadas três estrelas no poderoso guia vermelho.

O único restaurante novo que os inspectores consideraram "valer a viagem" (segundo a expressão que o próprio guia utiliza para descrever a classificação de três estrelas) nesta edição ibérica para 2014 foi o madrileno Diverxo de David Muñoz, que se junta assim ao G-7 da gastronomia espanhola formado pelos estabelecimentos distinguidos com três estrelas. São portanto oito os restaurantes que têm agora a distinção máxima. Com duas estrelas figuram 18 locais, enquanto o número de restaurantes com uma estrela ascende aos 147 - só nesta categoria foram 20 as novas entradas. Ao todo, são 172 moradas que a publicação gaulesa recomenda em Espanha na edição de 2014; já Portugal fica-se pela dúzia de estabelecimentos que, segundo os inspectores, merecem ser visitados por gastrónomos "encartados".

A imprensa espanhola vive com grande ansiedade a espera pelo anúncio das estrelas, e este ano não foi diferente. Televisões e rádios em directo, fizeram a antevisão do que poderia trazer de novo a edição Espanha & Portugal para 2014. A enorme expectativa gerada em torno de cada apresentação também se deve aos responsáveis pela publicação que todos os anos organizam a cerimónia numa cidade diferente, com grande empenho para que nenhum pormenor falhe. Os chefes “estrelados” da região onde se realiza o evento são convidados a preparar o jantar da cerimónia. O convite é recebido com deferência pelos cozinheiros e suas equipas, e ao mesmo tempo alimenta um pouco mais o star system em redor dos nomes sonantes.

No jantar volante servido em seguida está em destaque Eneko Atxa, o chef do Azurmendi que o ano passado surpreendeu tudo e todos ao entrar no grupo das três estrelas com o seu restaurante em Larrabetzu, na zona da Biscaia. A acompanhá-lo vão estar seis cozinheiros da região, todos classificados com uma estrela Michelin; Fernando Canales do Etxanobe, Roberto Asúa do Andra Mari, Jabier Gartzia do Boroa, Álvaro Garrido do Mina, Daniel García do Zortziko e Josean Alija do Nerua, situado no próprio Museu Guggenheim.


Michelin 2014

Restaurantes em Portugal com estrelas no Guia Michelin 2014

**
Ocean (Armação de Pêra)
Vila Joya (Albufeira)

*
Belcanto (Lisboa)
Casa da Calçada (Amarante)
Eleven (Lisboa) - reentrada
Feitoria (Lisboa)
Fortaleza do Guincho (Cascais)
Henrique Leis (Almancil)
Il Gallo d’Oro (Funchal)
L'And Vineyards (Montemor-o-Novo) - novo
Willie’s (Vilamoura)
Yeatman (Vila Nova de Gaia)

Perde a estrela
São Gabriel (Almancil)

Pode ler a notícia completa aqui.

A Bísaro - Salsicharia Tradicional, gostaria de dar os parabéns a todos os Chefs e Restaurantes, que diariamente lutam pela qualidade dos seus restaurantes.

Sem comentários: