sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SISAB 2014

O SISAB PORTUGAL é a maior convenção anual de empresas e empresários líderes na exportação, cobrindo todas as actividades a elas necessárias e adjacentes, desde a indústria alimentar à Fileira da Terra, Florestas, Culturas, Transportes, Logística, entre outras, para que com base na diversidade e sofisticada procura internacional que nos exige de forma crescente uma selecção criteriosa dos agentes económicas presentes no SISAB Portugal.






A Bísaro - Salsicharia Tradicional, marcará presença, neste importante certame. Visite-nos e leve os produtos tradicionais Portugueses mais longe.

We confirm We'll be there and we are waiting for you!

Bilharacos de alheira de porco bísaro com maçã salteada e salada verde

A nossa sugestão, para hoje:
Uma receita do Chef Online do Continente


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Feira do Fumeiro de Vinhais 2014

Estamos precisamente, a uma semana do arranque da Feira do Fumeiro de Vinhais 2014.

Na sequência do nosso anterior post, hoje damos-lhe a conhecer mais alguns elementos sobre este evento.

Consulte o cartaz da Feira, e fique a par deste grande evento do Fumeiro de Vinhais.


Programa Feira do Fumeiro de Vinhais
Programa Feira do Fumeiro de Vinhais 2014

Os produtos certificados de Vinhais IGP, terão amplo destaque nesta feira.

enchidos de vinhais igp
Produtos de Vinhais IGP
Pode ainda aceder ao catálogo oficial da feira, através do seguinte link.

Estaremos presentes neste que é o maior certame do género em Portugal. Faça-nos uma visita.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Restaurante da Casa da Calçada é o melhor da Europa


É com grande orgulho, que hoje recebemos a notícia que o Restaurante Casa da Calçada, em Amarante, é o melhor restaurante da Europa.

No guia The European 50 best Restaurants, a Casa da Calçada aparece em 1º classificado.

Casa da Calçada
Rota das Estrelas, na Casa da Calçada

Temos o prazer de ter como cliente a Casa da Calçada, com o qual temos uma parceria há vários anos. Parabéns ao Chef Vítor Matos, e a toda a equipa da Casa da Calçada.

Pode consultar aqui a lista completa de todos os restaurantes.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

De 31 de janeiro a 2 de Fevereiro, regressamos a Paris, França


Como já é tradição, este ano, iniciamos a nossa participação em feiras, no território Francês, em La Garenne Colombes, Paris.

De 31 de janeiro a 2 de fevereiro, vamos estar no 16º Salon dês Vins et du Terroir, que decorre no "Théâtre de La Garenne", na vila de La Garenne - Colombes.

Connosco, vamos levar os cheiros e sabores de Portugal, nomeadamente os enchidos de porco bísaro, como a alheira, salpicão, presunto, o azeite, sem esquecer o típico folar transmontano. 

la garenne

Faça-nos uma visita. Vamos estar à sua espera.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A nossa localização na Internationale Grünen Woche Berlin

Na sequência do anterior post, hoje, damos-lhe a conhecer a localização do nosso stand  na Internationale Grünen Woche Berlin. Esta feira decorre em Berlin, entre dia 17 e 26 de janeiro. Estaremos no Hal 10.2/111, conforme esta planta. 

grunen woche berlin

Faça-nos uma visita, e descubra as nossas iguarias de porco bísaro

Pode aceder ao catálogo online da Feira através deste link.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Internationale Grünen Woche Berlin

internationale grüne woche berlin




Amanhã, estamos de partida para Berlin, para participar na Internationale Grünen Woche Berlin.

Esta, que é a maior feira de Agricultura de Berlin, decorre entre 17 e 26 de janeiro no parque de exposições de Berlin.

Em 2012, o certame atraiu 1.576 expositores provenientes de 56 países, incluindo 26 participações oficiais. Sendo um evento para profissionais e público em geral contou 420.000 visitantes dos quais 105.000 visitantes profissionais. 

 A Semana Verde Internacional de Berlim teve cobertura por 4.800 jornalistas de 70 países. Também em 2013 a qualidade e o elevado nível de contactos vão estar certamente garantidos.

Visite o nosso stand, e descubra os sabores dos enchidos tradicionais portugueses.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Feira do Fumeiro de Vinhais 2014


Está quase aí, a mais famosa feira do fumeiro do país. A Feira do Fumeiro, regressa a Vinhais de 6 a 9 de Fevereiro de 2014.

feira do fumeiro vinhais

A Feira de Fumeiro de Vinhais acontece na vila transmontana desde 1981, no segundo fim-de-semana do mês de Fevereiro, oferecendo aos visitantes, para além da exposição de produtos e a possibilidade de aquisição, um vasto programa de actividades.
São três décadas de experiência que fizeram de Vinhais a capital inequívoca do Fumeiro, um certame que já trabalha na sua afirmação internacional. Esta feira começou na praça do mercado, depois passou para o Campo de Futebol, mais tarde para a Escola Secundária.

A Bísaro - Salsicharia Tradicional, também estará presente neste certame. Faça-nos uma visita.

Mais informações: http://www.fumeiro.org

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A tradicional matança do porco, volta a ser autorizada, para autoconsumo


O novo ano, trás novidades legislativas, relativamente à tradicional matança do porco:

O Despacho n.º 14535-A/2013, publicado a 11 de Novembro de 2013, entrou em vigor a 1 de janeiro de 2014. Através deste despacho, é autorizada a matança de animais fora dos estabelecimentos aprovados para este fim. O ponto 2 deste despacho, refere:

"É autorizada a matança para autoconsumo de bovinos, ovinos e caprinos com idade inferior a 12 meses, de suínos, aves de capoeira e coelhos domésticos, desde que as carnes obtidas se destinem exclusiva- mente ao consumo doméstico do respetivo produtor, bem como do seu agregado familiar, e sejam respeitadas as seguintes condições(...)" 


matança do porco
Matança Tradicional do porco na Quinta das Covas























Já o ponto 4, do mesmo despacho, refere que:

" É autorizada a matança tradicional de suíno, organizada por entidades públicas ou privadas, desde que as carnes se destinem a ser consumidas em eventos ocasionais, mostras gastronómicas ou de caráter cultural, respeitando as seguintes condições: 

a) A matança tradicional deve ser realizada nas condições defini- das nas disposições conjugadas do Regulamento (CE) n.o 1099/2009, do Conselho, de 24 de setembro, e do Decreto-Lei n.o 28/96, de 2 de abril, relativos à proteção dos animais de abate, quanto à contenção, atordoamento, sangria e demais disposições aplicáveis; 

b) Na realização da matança devem ser cumpridas as regras estabe- lecidas no Regulamento (CE) n.o 1069/2009, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de outubro, no Regulamento (CE) n.o 142/2011, da Comissão, de 25 de fevereiro de 2011, e no Decreto-Lei n.o 122/2006, de 27 de junho, no que se refere à eliminação de subprodutos de origem animal não destinados ao consumo humano; 

c) Só podem ser abatidos animais que se encontrem identificados nos termos da legislação vigente e que sejam provenientes de efetivos que não estejam sujeitos a restrições sanitárias, devendo ser sempre assegurada a rastreabilidade dos animais; 

d) É obrigatória a inspeção higio-sanitária, ante e post mortem, dos suínos, cabendo aos organizadores da matança requerer, com a ante- cedência mínima de sete dias, a presença do médico veterinário mu- nicipal, sendo imputado aos requerentes o custo inerente à inspeção higio-sanitária; 

e) Cabe aos médicos veterinários municipais pronunciar-se sobre o local da matança, aprovar as carnes resultantes desta matança tradicional para consumo, mediante exame ante e post mortem, podendo proceder à colheita de amostras destinadas à pesquisa de Triquinella spiralis, bem como de outras amostras consideradas necessárias; 

f) Não será realizada pesquisa de Triquinella spiralis sempre que a organização do evento apresente uma declaração dos serviços veteriná- rios da área de geográfica do local da matança, que ateste a existência de medidas de biossegurança na exploração, adequadas para a prevenção da triquinelose suína, bem como a inexistência de resultados positivos em animais provenientes da exploração em causa; 

g) É proibida a comercialização ou a cedência das carnes obtidas nesta matança a terceiros que não participem no evento; 

h) As carnes resultantes da matança não são sujeitas a qualquer mar- cação de salubridade, de identificação ou classificação de carcaças; i) As carnes que não sejam consumidas durante o evento devem ser encaminhadas como subprodutos nos termos do Regulamento (CE) n.o 1069/2009, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de outubro, e do Regulamento (CE) n.o 142/2011, da Comissão, de 25 de fevereiro de 2011.

Pode aceder ao documento na íntegra aqui.

Está assim, finalmente recuperada a autorização para a manutenção de algumas tradições, tais como a realização de eventos ocasionais, mostras gastronómicas ou de carácter cultural para a manutenção de tradições rurais, como a matança tradicional do porco, etc.